HISTÓRICO DA ESCOLA ABSOLON MOREIRA
A Escola Estadual Absolon Moreira com sede no município de Cruzeiro do Sul – Acre, situada na Avenida Copacabana, nº 2.500, bairro Floresta, criada e mantida pela Secretaria de Estado Educação e Esporte, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o número 01.193.280/001-64.
A Escola Estadual Absolon Moreira é uma Instituição de Ensino que visa desenvolver a Educação Básica, nos seus níveis: Ensino Fundamental e EJA. Foi criada pelo Decreto nº 8721 de 01 de , Outubro de 2003 pelo decreto nº12/98, de 22/10/1998.
A Escola Absolon Moreira recebeu este nome em homenagem ao Professor Manoel Absolon de Souza Moreira que dedicou parte de sua vida em prol da educação de crianças e adolescentes deste município. Foi fundada em 03 de Março de 1928, sob a direção da Professora Francisca Barros de Oliveira
Foram gestores:
Do ano de 1970 a 1972 à escola ficou sob a gestão da professora / Mª Sobreira da Silva.
Do ano de 1972 a 1973, sob a gestão da professora Antonieta de Freitas Silvério.
Do ano de 1973 a 1975, sob a direção da professora Francisca Nogueira de Moura.
Do ano de 1975 a 1988, sob a gestão da professora Ovídia Barbosa de Moura.
Do ano der 1988 a 1990, sob a gestão da professora Rosalva Sales de Oliveira.
De novembro de 1990 a junho de 1995 sob a direção da professora / Mª da Graças da Silva.
A partir de 03 de julho de 1995 a dezembro de 2000 à escola ficou sob o gerenciamento da professora Mª Lúcia da Silva Bomfim. Neste período, meados de 1998 á 1999 a escola passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental Absolon Moreira. Sendo reconstruída neste mesmo tempo em cumprimento ao convênio Federal, para fazer parte de um novo programa de gestão escolar – PDE (Programa de Desenvolvimento Escolar). A escola passa a apresentar uma estrutura física mais moderna, proporcionando um ambiente mais adequado e agradável ao corpo docente, discente e demais funcionário que sentem–se honrados em trabalhar neste Estabelecimento de ensino.
De 2001 a 2002 à escola teve como diretora a professora Rosana Silvério da Silva Campos e Vice diretora Nélida Weber Freitas. Nesse período à escola passa a funcionar no novo prédio. Deixa de funcionar apenas com dois turnos e passa a integrar o terceiro turno com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2003 passa a gerenciar a escola, a professora Nilsa Maria de Almeida Silva Pinto, direito adquirido através de um plebiscito organizado pela comunidade escolar, tendo como vice diretora a professora Janete dos Santos de Oliveira Lopes.
A partir de 2004 com o novo sistema de gestão escolar através da instrução normativa nº 004/2004 da Secretaria de Estado de Educação que estabelece diretrizes Administrativo-Pedagógicas no âmbito das escolas da rede estadual de ensino, elimina o cargo de vice-diretor e instituem os cargos de Coordenador de Ensino, atribuída a professora Janete dos Santos de Oliveira Lopes e Coordenador Administrativo, à Gracely Lima de Souza permanecendo sob a direção da professora Nilsa Maria de Almeida Pinto. Em 2005 assume a Coordenadoria de Ensino a professora Rita de Cássia Marques de Oliveira. Atualmente a escola está sob a gestão da professora Adriana Moura do Nascimento e coordenadora de Ensino a professora Maria José Farias de Carvalho.
A Escola funciona em três turnos: diurno e vespertino com o Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano com um total de (399) alunos e o terceiro turno com a EJA Pronatec do Ensino Médio (20) alunos .
A estrutura física da escola dispõe de 10 salas de aula em pleno funcionamento, um auditório, uma copa, uma secretaria informatizada, uma sala para coordenadores, uma sala dos professores, um almoxarifado, uma biblioteca, onze banheiros divididos em 03 masculino e 04 feminino e pátio recreativo. Apresenta um quadro geral de 54 funcionários, constituídos de professores, pessoal técnico, de apoio e administrativo.